Evento de lançamento - Centro de Risco Financeiro Climático na América Latina e o Caribe (CentroRFC)

No dia 2 de dezembro de 2022, na Cidade do México, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sua Iniciativa Financeira (UNEP FI), a Associação de Bancos Centrais da América Latina e Caribe (CEMLA), a Associação de Supervisores de Bancos das Américas (ASBA), e a Associação de Supervisores de Seguros da América Latina (ASSAL), com o apoio financeiro da Comissão Europeia através do Programa EUROCLIMA+, lançarão o Centro de Risco Financeiro Climático na América Latina e o Caribe (CentroRFC). 

O CentroRFC é um hub, o primeiro na região da ALC, que promoverá o diálogo regional, desenvolverá capacidades e compartilhará conhecimentos e melhores práticas sobre como bancos centrais, e supervisores e reguladores financeiros podem se adaptar para identificar, avaliar, divulgar e gerenciar os riscos financeiros relacionados ao clima. O CentroRFC promoverá a convergência regional e incorporará os riscos financeiros climáticos como um impulsionador fundamental da ação política para manter a estabilidade monetária e financeira. 

 

O CentroRFC será lançado no âmbito da III Conferência do Banco Central sobre Riscos Ambientais - Implicações macroeconômicas e financeiras das mudanças climáticas: Como os bancos centrais, supervisores e reguladores financeiros podem tomar medidas imediatas para lidar com o risco relacionado ao clima? Esta conferência foi organizada pelo UNEP, UNEP FI e CEMLA, com o apoio financeiro do Programa EUROCLIMA+. 

 

O evento contará com a presença de 100 representantes de alto escalão da Network for Greening the Financial System (NGFS), Bancos Centrais do Canadá, Inglaterra, França, Dinamarca, Espanha, Banco Central Europeu (BCE) e bancos centrais e supervisores e reguladores financeiros da região da ALC. 

 

A conferência explorará como os riscos relacionados ao clima criam riscos financeiros, com foco em como os bancos centrais, supervisores e reguladores financeiros podem incorporar esses riscos emergentes em seus mandatos. Finalmente, durante a conferência, os bancos centrais e os supervisores e reguladores financeiros de ALC elaborarão e concordarão com um plano de trabalho regional a ser implementado por meio do CentroRFC. 

A agenda está anexada para mais detalhes

 

Datos del evento

Fecha del evento 12-01-2022 8:30 am
Fecha fin del evento 12-02-2022 6:00 pm

Please publish modules in offcanvas position.